sexta-feira, 4 de novembro de 2011

LOS PENITENTES – PUENTE DEL INCA

Dia 4 – 03/11 – Foi um dia tranqüilo, pedalamos um pouco mais de 7 km em quase 1 hora (no dia anterior fizemos 63 km em subida e contra o vento). Nossa intenção era vir até Puente del Inca (onde estamos agora), deixar toda nossa bagagem (que carregamos nas bicicletas) e tentar subir “leves” até os 4 mil metros do Cristo Redentor. Porém, ao chegar em Puente del Inca fomos informados que a Gendarmeria (grupamento do exército argentino que controla a fronteira) fechou a rota que leva até o Cristo Redentor, pois há um enorme bloco de gelo impedindo a passagem. Tínhamos então duas opções: a primeira, seguir pedalando 9 km acima diante de um vento forte até a entrada da rota do Cristo Redentor, buscar uma alternativa para driblar a barreira e tentar chegar ao cume; a segunda, deixar as bikes e bagagem no albergue e fazer uma caminhada de 3 horas até o mirante da parede sul do Aconcágua. Optamos pela segunda e constatamos que foi a melhor escolha, já que com o vento que soprava dificilmente chegaríamos ao cume do Cristo Redentor. Amanhã (sexta-feira) partiremos às 6h da manhã para tentar chegar aos seus 4 mil metros, driblando os obstáculos da barreira de gelo e da proibição do exército argentino. Em reunião da equipe decidimos que não iremos burlar qualquer regra. Se houver uma placa de advertência ou sentinelas na entrada da rota, proibindo a passagem, seguiremos viagem sem ir ao Cristo Redentor. Do contrário, tentaremos superar os 12 km de subida em caracoles (zigue-zague) em piso com pedras e cascalho. O objetivo de sair cedo é evitar o vento, que geralmente é mais fraco até às 10h. Sinceramente tenho dúvidas sobre as condições da equipe para ir tão alto, principalmente depois de 4 dias pedalando forte. Espero que pelo menos algum de nós quatro consiga chegar ao cume. Diante desta grande montanha temos de tomar decisões corretas, já que elas podem afetar o sucesso da expedição. Aqui não somos atores e não usamos máscaras, o vento nos empurra para baixo e o sol nos torra a pele, exigindo protetor solar fator 50 ou 100. Vamos seguir pedalando, sempre para frente e para cima! Espero que amanhã (sexta-feira) à noite na cidade de Los Andes (já no Chile), depois de todos chegarmos com segurança possa publicar esse post e outro relatando o sucesso de nossa expedição.